Buscar
  • Dra. Maria Laura Malzoni

É hora do chá!

Chá das 5 P.M., um chazinho da vó pra melhorar o resfriado, um chá com bolacha e papo com as amigas, um chá de cadeira no banco, um chá de boldo pra curar a ressaca...se pararmos para ver, o chá está por todas as partes!

E, por que não, para melhorar a nossa pele?



· Chá branco, verde e oolong (uma variação de oxidação da Camellia Sinensis entre o chá verde e o chá preto) são os mais conhecidos por seus benefícios.

· São ricos em CATEQUINAS, que são fitonutrientes da família dos polifenóis, e possuem forte ação ANTIOXIDANTE e ANTI-INFLAMATÓRIA.

· Estudos recentes vêm demonstrando também propriedades antimutagênicas e inibidoras da carcinogênese do CHÁ VERDE – ou seja, podem auxiliar contra o câncer.

· Além disso, os polifenóis presentes no chá verde vêm demonstrando atividades FOTOPROTETORAS, auxiliando na prevenção de doenças de pele induzidas pela radiação ultravioleta – como FOTOENVELHECIMENTO e CÂNCER DE PELE.

Lembrando que estamos falando dos benefícios obtidos pela INGESTÃO dos chás, logo, NÃO SUBSTITUI o uso regular do protetor solar tópico (aquele aplicado na pele, regularmente!), combinado?!



Além disso, gestantes ou pessoas portadoras de alguma patologia específica (hipertensão, cardiopatia, doenças renais, etc) devem consultar um médico antes de incluir os chás específicos na dieta.

Para terminar, o recomendado seriam de 2 a 4 xícaras de chá ao dia – evitem os excessos! Isso inclui o excesso de AÇÚCAR...experimente o seu chá sem adoçar, para apreciar melhor o sabor!

E aí, gostaram?

Bom chá pra vocês!


#dermatologiaintegrativa #integrativedermatology #dermatologiacomamor #medicinacomamor #medicinaintegrativa #dermatologiasbd #dermatologistasbd #dermatologiasorocaba #dermatologistasorocaba #dietaeapele #peleealimentação #peleeantioxidantes #teaandskin #cháepele #dermatologiapreventiva

Fonte: Integrative Dermatolg; Norman, Robert A. (2014)

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo