• Dra. Maria Laura Malzoni

Você já ouviu falar em DERMATOLOGIA INTEGRATIVA?

Dermatologia Integrativa (DI) é um termo relativamente novo, derivado do termo “Medicina Integrativa”. A DI tem como objetivo a abordagem integral da doença de pele, avaliando cuidadosamente suas possíveis causas e/ou “gatilhos”, em vez de apenas focar na melhora momentânea dos sintomas (coceira, vermelhidão, ardência, dor). Não que a melhora dos sintomas não seja um ponto importante, muito pelo contrário.

Acreditamos que podemos ACRESCENTAR muito aos tratamentos medicamentosos, quando abordamos o problema olhando para todas as facetas que englobam a qualidade de vida do indivíduo, buscando melhores soluções a longo prazo.

Atribui-se a causa de muitas das doenças crônicas de pele como sendo resultado da predisposição genética individual. Para ir além disso, a medicina integrativa acrescenta a ideia de múltiplos eventos desencadeadores possíveis e também fatores perpetuadores desse processo.

A cada dia, aumenta substancialmente a quantidade de agentes sensibilizantes externos, aos quais estamos expostos na nossa vida cotidiana, que poderiam ser citados como possíveis gatilhos. Como exemplo, podemos apontar: agentes alimentares e ambientais (raio ultravioleta e poluição), exposições químicas (agrotóxicos e medicamentos), microbianas, estressores físicos e emocionais, entre muitos outros.

Por isso a importância da anamnese detalhada nos casos de doenças crônicas, incluído fatores ambientais, alimentares, ocupacionais, comportamentais e relacionados à qualidade de vida, pois os gatilhos de cada paciente são INDIVIDUAIS. Toda essa compreensão auxilia, inclusive, no modo como LIDAMOS com a doença.

Vamos buscar conversar um pouquinho sobre cada um desses aspectos da nossa qualidade de vida, que podem, de alguma forma, interferir na saúde da nossa pele, bem como na nossa saúde integral. Espero que gostem!

Alguém aí sugere alguma tema de interesse? Nos vemos em breve!