Buscar
  • Dra. Maria Laura Malzoni

Como a alimentação influencia na ACNE?

Devido ao fato de alguns alimentos serem ricos em determinadas substâncias, muitas vezes a escolha deles na nossa alimentação pode gerar resultados específicos na nossa pele. Hoje falaremos um pouco sobre alimentos que pioram a ACNE.




1) DIETA “PADRÃO OCIDENTAL”: alguns estudos demonstram que em comunidades onde a dieta é mais “primitiva”, ou seja, muito pobre em alimentos industrializados e processados, os casos de acne inflamatória são muito raros. Em contraste, nos países que seguem a chamada “dieta padrão ocidental”, rica em alimentos ULTRAPROCESSADOS e INDUSTRIALIZADOS (“embalados”), a acne chega a atingir até 79% dos adolescentes e 54% dos adultos! Dados, no mínimo, curiosos, não é?! Um dos fatos é que as dietas ocidentais são ricas em alimentos com ALTO ÍNDICE GLICÊMICO, que elevam o açúcar e a insulina do sangue, estimulando a hipersecreção de sebo nos poros, piorando a acne.



2) LEITE: Os excessos de leite e derivados também podem ser prejudiciais para quem trata acne, pois eles tem a capacidade de estimular a produção de mais androgênios (que são hormônios relacionados à cascata de formação da acne). Isso piora a oleosidade da pele e os comedões (“cravinhos”).



3) IODO: excesso de iodo na dieta pode piorar a acne. E onde encontramos o iodo na nossa dieta? No sal “de mesa” (a maioria deles é iodado), fast-foods e frutos do mar.


4) ALERGIAS: algumas manifestações alérgicas, na pele, podem “imitar” a acne: alguns alimentos podem piorar a acne, quando o paciente apresenta uma reação alérgica do tipo “acneiforme” – o Dermatologista saberá reconhecer esse quadro.


Se você tem acne inflamatória ativa, experimente seguir uma dieta de apenas 3 dias, evitando esses excessos acima citados, e com certeza verá um resultado positivo em sua pele.

**Lembrando sempre que estamos falando aqui das individualidades, ok?! Cada organismo reage de uma forma e devemos respeitar isso, com gentileza ao nosso corpo!


#dermatologiaintegrativa #dermatologiacomamor #integrativedermatology #dermatologiasbd #dermatologiasorocaba #acne #cuidadoscomapele #cuidadoscomaacne #espinhas #alimentaçãoeacne #dietaeacne #lowcarb #lowcarbeacne #pelebonita

117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo