Buscar
  • Dra. Maria Laura Malzoni

Cuidados com a PELE SECA!

A PELE SECA também tem suas particularidades e merece cuidados especiais, principalmente agora, nas estações mais frias do ano.


Nem todos sabem, mas a oleosidade da pele é uma proteção natural que todos temos, contra muitos agentes, inclusive fatores oxidantes que causam o envelhecimento da pele. Dessa forma, se não for adequadamente cuidada, a pele seca pode apresentar sinais de envelhecimento precoce da pele! Então, vamos aprender a cuidar?


1) HIDRATAÇÃO ORAL: é muito importante para todos, mas para quem tem a pele seca ela é extremamente importante! Beber bastante ÁGUA (cerca de 8 copos ao dia) e evitar o excesso de bebidas “desidratantes” – como café, bebidas alcoólicas e refrigerantes;



2) ÔMEGA 3: é um ácido graxo essencial, presente na ALIMENTAÇÃO, que ajuda a manter A hidratação natural da pele. Ele pode ser incorporado à nossa dieta, quando ingerimos peixes, aveia e semente de linhaça, por exemplo.



3) HIDRATANTES TÓPICOS: aqui entram os produtos a serem APLICADOS na pele – emolientes, óleos e umectantes.


a. Retardam a evaporação e perda de água pela pele, pela formação de um filme protetor entre as células da pele: óleos vegetais e minerais – abuse deles durante o banho;


b. Capacidade de atrair a água do ambiente para a pele: ureia, aquaporinas e glicerina – capriche nas regiões mais secas do corpo (cotovelos, pés, joelhos);


c. A hidratação restaura a elasticidade da pele, tornando-a mais firme e saudável, principalmente com o uso regular e FREQUENTES dos emolientes ou hidratantes, mas...


i. ATENÇÃO: leia os rótulos dos produtos! Muitos “hidratantes” que encontramos nas prateleiras são, na verdade DESODORANTES corporais, ou seja, tem o objetivo de “perfumar” a pele, e nem sempre ajudam a hidratá-la!



4) EVITE: banho quente, o uso de esponjas, sabonetes antibacterianos, pois esses são hábitos que podem ressecar ainda mais a sua pele.


E lembre-se, mesmo no outono/inverno, no Brasil, os índices de RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA ainda são altos, então, é melhor não descuidar do nosso querido PROTETOR SOLAR!


Se você tiver alguma dúvida quanto aos melhores produtos para o seu tipo de pele, não hesite em consultar o seu Dermatologista.


Tenha uma ótima semana!

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo