• Dra. Maria Laura Malzoni

Como a sua alimentação influencia a sua pele?

“SOMOS O QUE COMEMOS”

Quem nunca ouviu essa frase?

Dita há mais de dois mil anos, por Hipócrates - “PAI DA MEDICINA” –, ainda é muito citada nos dias de hoje. E o que mudou de lá pra cá? Muita coisa!

Que uma dieta “nutritiva” é um dos pilares para BOA SAÚDE e aparência da pele, isso muitos já desconfiavam. Uma alimentação que seja saudável para o corpo, como um TODO, com certeza irá refletir em uma #pelebonita e JOVEM!

Conceito muito importante nos dias de hoje é o de uma DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA – termo que vem se popularizando nas últimas décadas. E qual seria a importância de evitar a inflamação no nosso organismo?

Sabemos que, em INDIVÍDUOS GENETICAMENTE SUSCETÍVEIS, diversos agentes presentes nos ALIMENTOS podem ser capazes de ativar e desativar porções específicas do nosso DNA – que serão responsáveis pela transcrição de RNA e proteínas específicas – que geram inflamação/doença!

Vale salientar aqui a importância da predisposição genética, que vai ao encontro do que chamamos de INDIVIDUALIDADE.

Cabem exemplos:

1. Porque entre dois irmãos gêmeos, um tem uma doença de pele e o outro não?

2. Porque entre duas pessoas com a mesma doença de pele, uma a desenvolve aos 2 anos de idade e a outra aos 30 anos?

3. Porque entre duas pessoas com doenças de pele com gravidade semelhantes, uma responde bem ao tratamento e a outra não responde?

1. Para abordar a alimentação nesses casos, hoje, falaremos dos: ANTIOXIDANTES!

1. Muito importantes para o controle da atividade de muitas DOENÇAS CRÔNICAS inflamatórias da pele

2. Potentes armas no combate ao ENVELHECIMENTO PRECOCE da pele

3. Auxiliam na prevenção e tratamento das MANCHAS

4. FRUTAS, VEGETAIS e CHÁS são naturalmente fontes de antioxidantes, além de serem a base da “pirâmide alimentar anti-inflamatória”!

5. Prefira os alimentos FRESCOS e COLORIDOS - vermelhos, laranjas, amarelos, verdes... – e misture-os!

Violá!